Menu

XRepublic

Unfiltered Political News

A Portuguese Introduction to the Brazilian Mogul, Jose Hawilla

Nascido em São José do Rio Preto, interior paulista, J. Hawilla foi um grande jornalista e atualmente é empresário, dono da Traffic, principal empresa de marketing esportivo do Brasil.

Torcedor fanático do América de Rio Preto e do Palmeiras, é casado e pai de três filhos, um deles, Stéfano, grande executivo e seguidor dos ensinamentos paternos.

Costuma dizer que precisou enfrentar a desconfiança e o olhar torto daqueles que não entendiam como alguém poderia ganhar dinheiro no futebol.

jose_hawilla2 (1)

Mas hoje, realizado, é um dos homens mais influentes do Brasil, proprietário também de afiliadas da Rede Globo e de uma rede poderosa de jornais no interior de São Paulo, a Rede Bom Dia, que controla o Bom Dia Jundiaí, Bom Dia Bauru, Bom Dia Rio Preto, Bom Dia Fernandópolis, Bom Dia Marília e Bom Dia Catanduva.

Em 15 de outubro de 2009, Hawilla anunciou a compra do Jornal Diário de São Paulo, o antigo Diário Popular, fundado em 1884 e que em 2001 foi adquirido pelo Infoglobo, quando foi rebatizado de Diário de São Paulo.

Háwilla trabalhou durante 10 anos como repórter de rádio e televisão. Exerceu as funções de comentarista, apresentador e produtor, além de ter se formado em Direito. Atuou nas principais redes de comunicação do Brasil como Rede Globo, Rádio e TV Bandeirantes e Rede Record, tendo participado em várias oportunidades da coberturas dos principais eventos esportivos do mundo como provas de Fórmula 1, Olimpíadas e Copas do Mundo.

A carreira jornalística praticamente terminou em 1979, quando era chefe de esportes em São Paulo da Rede Globo. Foi demitido por participar de uma greve da categoria. Colocado em uma espécie de lista negra, encontrou dificuldades na busca de novos desafios profissionais. Mesmo recontratado pela Globo tempos depois, achou que era o momento de montar seu próprio negócio.

Assim, junto com três sócios, comprou a Traffic, que de início explorava propaganda em pontos de ônibus. Em pouco tempo, passou a vender placas de publicidade em estádios. A empresa cresceu tanto a ponto de ter intermediado o contrato de patrocínio da Nike com a seleção brasileira. Atualmente, detém os direitos comerciais da Copa América e Eliminatórias da Copa do Mundo.

Em 05 de setembro de 2013 foi anunciada a venda do jornal Diário de S. Paulo e dos títulos integrantes da Rede Bom Dia de Comunicações para a Cereja Comunicação Digital.

 

Leave a Reply